segunda-feira, 10 de março de 2014

BRASIL BATE META DE DOAÇÕES DE ÓRGÃOS COLOCADA PARA SER ALCANÇADA EM 2013

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

BRASIL BATE META DE DOAÇÕES DE ÓRGÃOS COLOCADA PARA SER ALCANÇADA EM 2013

Tainah Medeiros

Fonte: http://drauziovarella.com.br/noticias/brasil-bate-recorde-de-doacao-de-orgaos-meta-era-esperada-apenas-para-2013/

País registra 13,6% de doadores de órgãos por milhão de população no primeiro quadrimestre
  • No primeiro quadrimestre do ano de 2012, o Brasil já bateu a meta de doações de órgãos colocada para ser alcançada apenas em 2013. O país registrou 13,6 doadores de órgãos por milhão de população, com aumento de 29% no número de concessores (726) comparado ao mesmo período de 2011, que totalizou 564. O objetivo do Ministério da Saúde é chegar a 15 doadores por milhão de população em 2015.
    O número de transplantes também aumentou: no primeiro quadrimestre de 2012 foram realizados 7.993, crescimento de 37% comparado ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 5.842.
    Vale ressaltar que o Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo, realizando 95% das cirurgias de transplante no SUS — que oferece assistência integral ao paciente transplantado, incluindo exames periódicos e medicamentos pós-transplante.
    Os órgãos que mais impulsionaram o desempenho dos transplantes no Brasil nesse primeiro quadrimestre foram coração, pulmão, rim e fígado, com índices de crescimento elevados. Veja:
    primir
    Também houve crescimento no número de transplantes de medula óssea (32%) e córnea (40%).
    Doação de órgãos no Facebook
    Estimulado pelo aumento de doadores, o Ministério da Saúde fez uma parceria com a rede social Facebook para ampliar ainda mais o número de transplantes feitos no Brasil.
    Por meio de uma ferramenta já disponível no perfil do usuário da rede social, será possível manifestar o desejo de ser doador de órgãos. Ainda assim, a doação só poderá acontecer após autorização da família.
    Quem tiver interesse em utilizar a ferramenta deve entrar em seu perfil no Facebook, clicar em Atualizar Status, escolher a opção Evento Cotidiano e, em seguida, na opção Saúde e Bem-Estar, ativar a opção “Doador/a de órgãos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário